Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Defensora (Advocate, 2019)


É TUDO VERDADE - Nem só de ficção vive o cinema. O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade é a prova disso.  Chegando a sua 24° edição, o evento reúne 66 documentários nacionais e internacionais que estão sendo exibidos, gratuitamente, em São Paulo e no Rio.

O primeiro longa que consegui ver foi Defensora, da diretora Rachel Leah Jones e Philippe Bellaïche. Lea Tsemel é a personagem central do doc. Advogada Israelense, ela defende palestinos há cinco décadas. Alguns deles são manifestantes não-violentos, militantes armados, fundamentalistas ou feministas, mas o que carregam em comum são as acusações de serem terroristas, mesmo quando não o são.

A produção de Leah Jones e Bellaïche nos mostra uma defensora pública que deveria ser modelo para muitos outros. Lutando contra um sistema nada justo e totalmente partidária nos conflitos entre palestinos e israelenses, Tsemel não se deixa intimidar e  aos poucos busca mudar a situação jurídica de seu país. É triste quando ela afirma que a única vitória que ela alcança é diminuir em um ou dois anos a pena de seus clientes, mesmo quando vemos os casos em que ela trabalha durante o filme (onde vemos duas pessoas desprovidas de culpa e ainda assim julgadas como terroristas). Mas seu empenho é inspirador. São poucos os que conseguiriam ir até um tribunal sabendo que perderia o caso, e são muito menos os que lutariam contra um sistema tão retrógrado, expondo a si e sua família a uma população muitas vezes violenta.

Muitas vezes durante sua carreira, Lea foi denominada advogada do diabo, quando na verdade apenas defendia aqueles que lutavam por seu direito. Com o tempo começou a ser conhecida como uma defensora dos Direitos Humanos, recebendo alguns admiradores. Acredito que essa seja uma das maiores missões do É Tudo Verdade, mostrar as pessoas o que acontece em todo o mundo, dando visibilidade para quem a merece e nos ensinando através de histórias reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário