A Pedra Sem Sorriso (Agelastos Petra, 2000)


III Mostra de Cinema Grego - Toda a cultura grega é envolvida por uma mitologia secular. A Pedra Sem Sorriso, do diretor Filippos Koutsaftis, explora o mito que está sob a cidade de Eleusina. Através desse documentário vemos imagens que foram gravadas durante dez anos, registrando uma série de escavações entre os anos 1980 e 1990. Como todo documentário, o objetivo é mais informação que entretenimento, mas o valor atingido pelo diretor faz com que a produção seja uma ótima opção para quem se interessa por história grega e até mesmo mundial.

Desde os tempos antigos, Eleusina é ligada ao mito de Deméter, deusa da Terra, agricultura e fertilidade, e de sua filha Perséfone, que simboliza a natureza e o ciclo eterno da vida. Com isso, eram feitas cerimônias anuais sobre a vida, a morte e a vida após a morte, em rituais poucos privilegiados podiam participar. O documentário desconstrói boa parte desses rituais, levando a tona a crença do povo eleusiano. Embora não siga uma ordem cronológica precisa, a história é contada do momento em que essas cerimônias aconteciam até quando toda a cultura foi esquecida, dando lugar a uma cidade cinza, industrial.

Durante os dez anos que foi gravado, as câmeras capturaram mais que as explorações de sítios arqueológicos. As cenas mostram a destruição desses lugares e acontecimentos, políticos e sociais, que levaram a cidade de Eleusina a ser o que é hoje, como já disse, uma cidade industrial. Mas também temos presentes pessoas que nasceram e vivem no lugar, que lembram das histórias que ultrapassaram gerações. Daí surge uma espécie de protagonista, um homem sem teto que procura, em lixões e aterros, as antiguidades que representam toda essa mitologia. 

Os personagens que ainda buscam resgatar essa história ganham voz através de Koutsaftis. Suas palavras complementam as imagens mostradas durante toda a produção, ainda nos conta a história em que Deméter lamenta a perda de sua filha, dando origem ao nome Agelastos Petra, que acaba virando o título do filme. A Pedra Sem Sorriso é um documentário grego gravado a mais de três décadas, pode não ser uma boa opção para quem procura só entretenimento, mas se levar em consideração seu valor histórico, é um ótimo filme.

Comentários

Postagens mais visitadas