Zama (2017)


Um tema tão recorrente que vivemos hoje em diversos países da América Latina, a corrupção não é algo novo, vem desde quando os colonos chegaram aos países sulamericanos. Esse é um dos temas apontados por Zama, filme da diretora argentina Lucrecia Martel, adaptado do livro homônimo de Antonio Di Benedetto. 

Don Diego de Zama (Daniel Giménez Cacho) é um oficial da Coroa Espanhola que vive exilado em uma cidade esquecida na Argentina. Seu maior desejo é ser transferido para Buenos Aires, porém entra e sai governo e tudo o que ele consegue são promessas. Em seu exilio, Zama vive entre funcionários espanhois corruptos e que, muitas vezes, agem com descaso, indigenas que andam livremente pelos cenários. O negros, atuando como criados, também estão presentes, com destaque para a barsileira Mariana Nunes. Sua personagem é Malema, uma negra que trabalha como criada Luciana Piñares de Luenga (Lola Dueñas), manca e muda, Malema parece uma pessoa frágil, mas como diz Luciana "ela tem sua própria língua" e isso é visto através das atitudes da criada, que busca uma forma de revolução já na época.

Outro brasileiro que ganha destaque no filme é Matheus Nachtergaele, sendo o vilão Vicuña Porto, ele é uma das apostas de Zama para retornar a Buenos Aires, caso o oficial prenda Vicuña, poderá voltar a sua família. E completando o time brasileiro, temos a produtora Vania Catani, que ajudou Lucrecia a viabilizar a produção. E essa aposta da duas deu certo, o filme recebeu boas críticas fora da América Latina e ganhou destaque entre as programações nos festivais de BH, Rio e São Paulo, e agora, finalmente, chegou em definitivo aos cinemas brasileiros.

Lucrecia Martel precisou apenas de três longas para ser reconhecida no meio cinematografico, sendo seu último, A Mulher Sem Cabeça, lançado a cerca de dez anos atrás. Agora em Zama, ela consegue mais um ótimo filme, que vai além das histórias coloniais que estamos acostumados e nos entrega uma batalha mais psicologica que o protagonista precisa travar consigo mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas